Truque para poupar na compra de bilhetes de avião

Tem sido discutido em alguns blogs, que limpar o histórico de navegação pode ajudar a comprar bilhetes de avião mais baratos. Vê aqui a análise deste truque.


Várias pessoas têm denunciado uma suposta prática irregular dos websites de companhias aéreas e de venda de bilhetes para voos de avião. Esta prática, denominada “preço dinâmico”, consiste em fazer variar o valor de um determinado produto em função das vezes que ele é visto por uma determinada pessoa.

Cada vez que visitas um site, o computador, telemóvel ou tablet guarda essa informação. Isto facilita e reduz a quantidade de informação a transferir numa próxima visita ao mesmo site. Ou seja, o site, através do teu histórico, reconhece que já foi visitado por ti.

Segundo diversas pessoas, alguns sites estarão a usar esta informação para aumentar o preço dos voos. O sistema deteta que já pesquisaste um voo específico em determinada altura e, quando regressas mais tarde ao site para efetuar a compra, o valor do voo subiu.

A forma de contornar esta prática é simples. Limpas o histórico e os cookies do navegador de internet que estiveres a usar antes de efetuares a pesquisa novamente.

Em alternativa, podes fazer uma nova pesquisa num outro equipamento.

Embora esta prática esteja a ser denunciada em vários blogs, o certo é que, até ao momento, não foram apresentadas provas concretas desta suposta irregularidade.

Caso já te tenhas deparado com uma situação semelhante à aqui descrita, partilha aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 − eleven =