Plantas que purificam o ar de casa – Estudo da NASA

Plantas que purificam o ar de casa – Estudo da NASA

A agência espacial NASA, realizou um estudo para determinar quais as plantas mais eficazes a remover toxinas e agentes poluentes em espaços fechados.


Tendo em conta o aumento de doenças respiratórias relacionadas com agentes poluentes, este estudo fornece uma excelente base para o tratamento do ar de nossas casas, sem necessidade de aparelhos caros e, muitas vezes, ineficazes.

Um outro estudo, publicado no The Scientific Electronic Library Online, comprova que o ar que respiramos contém COVs (compostos orgânicos voláteis) que são os principais causadores de doenças.

Segundo este estudo existem cinco principais substâncias tóxicas encontradas no ar, são elas:

  • Tricloroetileno: pode ser encontrado em tintas, vernizes e adesivos. Pode provocar tontura, dores de cabeça, náuseas e sonolência.
  • Formaldeído: encontrado em sacos, toalhas e lenços de papel, guardanapos, tecidos sintéticos e também em móveis. Esse composto pode causar irritação no nariz, boca e garganta e, em alguns casos, até inchaço da laringe e pulmões.
  • Benzeno: usado no fabrico de produtos de plástico, corantes, detergentes e fibras sintéticas. Além disso, é encontrado também no fumo de cigarros, de escapes de carros e em muitos outros produtos. Pode causar irritação nos olhos, sonolência, tonturas e aumento da frequência cardíaca.
  • Xileno: pode ser encontrado em tintas de impressão, borracha, couro, no fumo de cigarros e de escapes de carros. Os sintomas causados podem ser desde irritação na boca e garganta, tontura, dores de cabeça, confusão até problemas no coração, fígado e rins.
  • Amónio: encontrado em uma grande variedade de itens como produtos de limpeza, ceras de chão e fertilizantes.

Como essas substâncias podem se manifestar com maior ou menor concentração, dependendo do ambiente, elas podem ser bastante prejudiciais para a saúde. Então, o melhor é que consigas manter limpo o ar da tua casa ou escritório.

Conhece as plantas que a NASA identificou como as melhores purificadoras e filtradoras de ar.

1. Lírio-da-paz

lirio_sososlteiros.g

O Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma das melhores plantas purificadoras, ele remove todos compostos orgânicos voláteis do ar e purifica até mesmo se alguém tiver fumado.

2. Hera-Inglesa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Se o ar está seco e difícil de respirar você pode humidificar o ambiente de forma natural, sem uso de aparelhos, apenas colocando  um vaso com a planta Hera-inglesa (Hedera helix). Além de deixar o ambiente mais bonito, ela é uma poderosa purificadora de quase todos os compostos tóxicos.

3. Aranha

plantaaraha_sososteiros

A Aranha (Chlorophytum comosum) além de remover o formaldeído e o xileno do ar é bastante usada para a decoração.

4. Gerbera

gernera_sososltiros

Para fornecer oxigénio, a Gerbera (Gerbera Jamesonii) é uma ótima solução. O oxigênio libertado por ela melhora a qualidade do ar e ajuda a combater a insónia.

5. Espada-de-São-Jorge

espada_sososlteiros

A Espada-de-São-Jorge (Sansevieria laurentii) é outra planta que liberta oxigénio à noite, além de absorver dióxido de carbono. Ela é bastante prática, pois não é precisa de muita luz ou água para crescer e foi eleita pela NASA a planta mais versátil para se criar em espaços fechados.

6. Palmeira-bambu

bambu_sossolteiros

A palmeira-bambu (Chamaedorea seifrizii) fica muito bem como decoração e é ideal para ser colocada ao lado de armários, pois absorve compostos químicos liberados por alguns tecidos, como o xileno e o formaldeído.

 7. Dracena-de-madagascar

dracaena_sososlteiros

A Dracena-de-Madagascar (Dracena marginata) filtra o xileno, tricloroetileno, benzeno e formaldeído. Também é uma boa opção para decoração, com uma folhagem brilhante ela precisa de bastante cuidado para crescer. Quem tem cães deve evitar, já que é muito tóxica para este animal.

8. Dracena Janet Craig

dracaena-janet-craig_sossolteiros

Como a sua irmã acima, essa planta de nome científico Dracaena deremensis, também é muito útil para limpar toxinas que causam irritação. Porém, esta é mais fácil de cultivar, seu crescimento é lento e é melhor se a planta ficar em um ambiente com pouca luz.

9. Café-de-salão

cafe-de-salão_sossolteiros

Uma outra boa opção para filtrar o ar é o Café-de-salão (Aglaonema modestum). Ela pode crescer em ambientes com pouca luz, mas não se dá bem em locais secos ou com ar condicionado.

10. Pau-d’água

dracamassa_sossolteiros

Essa bela plantinha filtradora de ar, conhecida cientificamente por Dracaena massangeana, tem um crescimento lento e é ideal para salas e escritórios. Deve-se evitar expor a luz do sol e regar bastante para que o solo esteja constantemente húmido.

11. Ficus

ficus_sososlteiros

A Ficus (Ficus benjamina) é linda, purifica e limpa as toxinas do ar. Ela pode crescer até 30 metros de altura, mas é ideal para se deixar dentro de casa. Deve-se lembrar de regar constantemente para manter a terra bem húmida e deixar um período do dia ao sol.

12. Crisântemo

Crisantemo_sossolteiros

Além de ser uma planta muito bonita, com flores de encher os olhos, o crisântemo (Chrysanthemum morifolium) é, junto com o Lírio-da-paz, a planta que mais remove toxinas do ar. Elegante e muito útil para a sua casa.

13. Tamareira-anã

Phoenix-roebelenii_sossolteiros

A Tamareira-anã (Phoenix Roebelenii) é boa para manter em entradas, além de ser uma ótima decoração, ela retira o xileno proveniente do fumo de cigarros. Ainda, ela pode apanhar bastante sol e é bem fácil de cuidar.

14. Samambaia-americana

nephrolepis-exaltata_sossolteiros

A conhecida Samambaia americana (Nephrolepis Exaltata) é indicada para ambientes com móveis feitos de madeira prensada e em casas de banho, pois filtra o formaldeído encontrado nesse tipo de madeira e em produtos como toalhas de papel. Além disso, poupa espaço pois pode ser pendurada.

15. Samambaia ‘Kimberly’

Nephrolepis-obliterata

A “Kimberly” (Nephrolepis Obliterata) é prima da Samambaia americana. Ela precisa ser regada constantemente, mas deve ficar em um estado que não seja nem muito seco, nem encharcado. Ela também remove o formaldeído, além do xileno encontrado no ar.

16. Jiboia

epipremnum-aureum_sossolteiros

A Jibóia (Epipremnum Aureum) é uma “hera” que fica bem se pendurada, pois suas folhas crescem para baixo. Só não deve ser exposta ao sol, apesar de resistir bem ao calor.

Se você sente constantemente irritação nos olhos, ela pode ser uma grande aliada, pois remove o benzeno libertado no ar por alguns agentes químicos usados no fabrico de móveis e na limpeza.

17. Antúrio

Anturio_sossolteiros

Essa planta (Anthurium Andreanum) possui belíssimas flores e é eficaz para filtrar a amónia libertada por produtos de limpeza, por isso é bastante indicada para se manter na cozinha e na casa de banho.

18. Liríope

Liriope_sossolteiros

Líriope Spicata pode ser cultivada sob sol direto ou numa meia sombra.  Deve-se ter o cuidado de podar sempre, pois ela se espalha rapidamente. Pode ficar um bom tempo sem ser regada e remove o formaldeído, xileno e amônia do ambiente.

19. Palmeira-rápis

rhapis_excelsa_sossolteiros

Rhapis Excelsa como sua colega acima, limpa o formaldeído, xileno e a amónia do ambiente. Como esses compostos são bastante comuns em produtos de limpeza, ela é indicada para se manter na área de serviço, cozinha e casa de banho. Como não precisa de muita luz e gosta de humidade, esses locais são perfeitos para ela.

fonte: sossolteiros.bol.uol.com.br




Deixar uma resposta