Aparelho para poupar energia elétrica – Funciona mesmo?

Aparelho para poupar energia elétrica – Funciona mesmo?

Recebi um anúncio de um aparelho para poupar 50% de energia elétrica em casa. Fiz uma investigação para ver se o aparelho funciona mesmo. Vê aqui o resultado.


Existem muitas campanhas para aparelhos fantásticos para poupar energia, perder peso, limpar a casa,… Mas nem todos cumprem com o que dizem fazer e são afinal uma despesa inútil.

Hoje vi no Facebook um anúncio do ELECTRICITY SAVING BOX. Segundo o anúncio, é um pequeno aparelho que se liga a uma tomada em casa, e que faz diminuir o consumo de energia de todos os equipamentos ligados em casa.

Como tenho interesse em tudo que permita poupar, fui tentar saber mais sobre este aparelho. Cliquei no artigo do facebook e fui parar ao site de um “eletricista” que descobriu este método em casa de um cliente. Admirado com os resultados, este eletricista achou que devia criar um site para dar a conhecer ao mundo este aparelho revolucionário.

No meio dos textos estava o link para o site onde o aparelho é vendido. Cliquei e entrei no site. Encontrei logo uma promoção limitada no tempo para comprar o aparelho com 50% de desconto. Maravilhas e mais maravilhas descritas, depoimentos de clientes super satisfeitos e… um vídeo, alojado no Youtube, a comprovar o funcionamento do aparelho.

Cliquei para ver e, para grande espanto meu, o que vi na página de venda do artigo, foi um vídeo que comprova que o aparelho faz absolutamente… NADA.

Como diria Fernando Pessa… “e esta hein?




2 comentários

  1. Como Engº Electrotécnico afirmo que estes equipamentos são uma BURLA! A própria DECO já alertou que essas caixinhas são perigosas e não poupam nada. O seu funcionamento alegadamente baseia-se na correcção do factor de potência, ou seja, na diminuição da Energia Reactiva consumida (KVAr.h) que é “consumida” por equipamentos que necessitam de campos magnéticos (como os motores), por intermédio de baterias de condensadores. Ora, esta energia, só é contabilizada (por contadores próprios) e facturada, aos grandes clientes industriais e comerciais que recebem a energia eléctrica em AT (Alta Tensão) e MT (Média Tensão), e em BTE (Baixa Tensão Especial) para contratos acima de 41,4kVA. Todos os clientes domésticos em BT (Baixa Tensão) não pagam a Energia Reactiva (KVAr.h), mas apenas a Energia Activa (KW.h) como podem verificar nas vossas facturas mensais de electricidade. Portanto, essas caixinhas milagrosas não servem para nada, e nem sequer poupam na energia activa, pelo contrário, só ajudam a gastar mais.

    1. Author

      Caro Dionísio Henriques,
      Obrigado pelo comentário e pela explicação.

Deixar uma resposta